sábado, 14 de fevereiro de 2009

PLANTE PARA COLHER


Em 2008, dois professores plantaram um sonho: o Projeto Cultura da Senzala. O Projeto é um verdadeiro canteiro, ou seja, uma metáfora dos ciclos da natureza, em que se planta uma semente, que se bem cuidada, gera frutos e até uma boa sombra.
Precisamos ter raízes e cultivar sonhos, como os Professores Raimundo Teixeira e Irani Carvalho, que, agora, já colhem seus frutos na comunidade do Apicum em São Cristóvão-SE, onde o projeto vem sendo desenvolvido desde abril do ano passado.
A idéia que se pode agir sobre a realidade é o principal antídoto para a sensação de impotência diante da desigualdade social. Os professores convidam a todos a apresentar suas idéias, discutir, acreditar que é possível mudar a vida na comunidade. Que o olhar dos cidadãos para o espaço onde vivem seja transformador. E que a comunidade do Apicum, muitas vezes percebida como uma senzala urbana, possa tornar-se, ela própria, a realização de um sonho.

Em 2009, o Projeto continua com as suas atividades. Além das oficinas de percussão, dança afro, leitura e língua estrangeira, foi criada a oficina de teatro que tem como objetivo a preparação de adolescentes para a montagem de peças teatrais para serem apresentadas em Escolas Públicas, em eventos culturais e nas comunidades. As aulas iniciam o adolescente no jogo teatral, com a investigação do espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal nesse espaço, a expressão vocal e rítima do aluno-ator. O grupo também participa da investigação dos elementos que compõem o cenário, o figurino, a iluminação e a sonoplastia que são pertinentes à produção do espetáculo teatral.
A "Oficina de Teatro para Adolescentes" é voltada para o público a partir de 10 anos e acontece às terças e quintas-feiras, no Colégio Gaspar Lourenço das 14:00h às 16:00h. A oficina está sendo ministrada por David Wilkson Santos Santana.

As incrições para as oficinas estão abertas e poderão ser feitas às terças e quintas-feiras, das 14:00h as 18:00h no Colégio Gaspar Lourenço, com a professora Irani Carvalho, ou pelos telefones 8832-4527/8801-3855/8807-8933. Poderão se inscrever alunos do colégio e comunidade em geral a partir dos 10 anos.


ENSAIO DA PEÇA TEATRAL
A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO DIRETAMENTE DO CÉU
DE JOSÉ PACHECO




BLOCO CULTURA DA SENZALA

Este ano tem novidade no Carnaval de São Cristóvão: é o Bloco Cultura da Senzala que desfilará com a banda de percussão formada pelos adolescentes que integram o projeto, comandada pelo percussionista Raimundo Teixeira. O bloco animará a galera nos dias 22/02/09(domingo) e 24/02/09(terça-feira), saindo da comunidade do Apicum. Vocês não podem deixar de dar uma passadinha na nossa Barraca que leva o mesmo nome do bloco, para degustar o melhor da culinária afro-brasileira: feijoada, caruru, bobó de camarão, mungunzá, etc. .



RAIMUNDO ANIMOU A GALERA NO ÚLTIMO DIA 07 DURANTE ENSAIO DA BANDA PARA O CARNAVAL





No último dia 07 os alunos receberam ainda, a visita do Vereador José Antônio de Lima, mais conhecido como "Pai Véio". Sensível às questões sociais, o vereador que desenvolve há 25 anos um trabalho com os moradores do Povoado Miranda, reconheceu a importância do projeto Cultura da Senzala e mostrou-se bastante interessando em firmar parceria.

O VERADOR PAI VÉIO E RAIMUNDO TEIXEIRA


Nenhum comentário: